intervenção realizada no muelle histórico melbourne clark
desenvolvido e exposto na bienal saco 1.0 de antofagasta na exposição aluvión (out-dez/2021) 
Exatamente 30 anos atrás, choveu no Deserto do Atacama. O lugar mais seco do mundo sofreu uma enchente. E, não teve outra opção que não lidar com o inesperado excesso de água.
Estamos habituados a ver o mundo por uma única perspectiva. Uma enchente é uma catástrofe e o deserto é, e sempre foi, seco. Acontece que o deserto, uma vez, já foi o mar. Andar pelo Atacama é se deparar com inúmeras pedrinhas que, surpreendentemente, se parecem com corais. Enchentes são catástrofes, mas, sem a enchente, Antofagasta não seria o que é hoje. Ela foi, infelizmente, inevitável e agora, 30 anos depois, podemos observá-la através de uma nova perspectiva.
Quando levantamos, vemos o mundo a 90º do chão. Deitados, o vemos por 180º. Um pequeno tombo na nossa perspectiva pode ser justamente o que precisamos. Inclinar nosso corpo do chão não é necessariamente desconfortável. Na verdade, pode até ser bastante relaxante. Se o deserto não é nada que não o mar com uma ausência temporária de água, o céu não é mais que o deserto que nunca conseguiremos alcançar.    
conceituação do projeto enviada à equipe da bienal saco 1.0 em abr/2021
TILT nada mais é que um cavalete para pessoas que nos força a deitar estando de pé, ou a sentar estando deitados. Depende da perspectiva. A instalação foi inteira feita com tábuas de compensado e pintada com tinta para exterior laranja. A materialidade se explica pelo próprio clima do deserto: em Antofagasta, a chuva é a exceção. O deserto é, provavelmente, o único clima em que a madeira não estaria exposta à chuva. ​​​​​​​
O laranja foi pensado como forma de destacar o objeto do entorno, ainda assim o mesclando a elementos da paisagem. O Muelle Histórico é um píer cercado de pequenos barcos laranjas. A peça se sustenta sozinha, com um cabo de aço que, tracionado, a impede de tombar completamente.
fotos tiradas pela equipe saco 1.0 no dia da abertura da exposição no muelle histórico (out/2021)
flyer de divulgação da exibição alúvion e o píer completo com as instalações dos 7 artistas selecionados
curadoria aluvión: adriana almada; cristián segura; dagmara wyskiel; enrique winter e marcio harum

You may also like

Back to Top